Uma oficina de raridades

por | dez 6, 2020

O Sr. Batista da Agromotor, nos foi apresentado pelo Sr. Osvaldo Tosíni da Polidores Pérola, e qual não foi a nossa surpresa ao visitarmos uma grande oficina onde carros antigos, verdadeiras raridades, são inteiramente reformados, e que de lá saem novos em folha, inclusive as peças originais, quando necessárias, são importadas, pois existem nos Estados Unidos, lojas especializadas em todas as marcas e de todos os anos, só para atenderem aos colecionadores. Como nos explicou o Sr. Batista, algumas vezes são desmontados dois carros para recompor um da mesma marca.

O Sr. é colecionador há 15 anos e seus carros são todos da marca Ford, guardados e conservados, em seqüência, desde 1932 a 1953. Na ocasião, foi também citado o Sr. Og Pozzoli, que mora em Cotia, como sendo o maior colecionador de São Paulo, bem como os Srs. Arnaldo Abdalla, Elgio Aragão, Bird Clemente, Paulo Américo de Paula Ribeiro, Osvaldo Tosini, Guilherme Buratti e outros que fazem parte do Veteran Car Club do Brasil, existindo também Clubes do DKW, Jeep, Ford, Porshe, Jaguar, todos os filiados à FIVA – Federação Internacional Voiture Ansience.

Segundo o Sr. Batista, quando os carros entram na oficina, são totalmente desmontados e tudo é guardado com muito cuidado para que nada se perca, a seguir é todo raspado e desamassado, à mão, um verdadeiro artesanato, depois da funilaria refeita, recebe a pintura que também é polida à mão, com algodão para não riscar, vindo em seguida as montagens de frisos, grades, maçanetas, vidros, etc, verificando também a parte mecânica que deve funcionar perfeitamente.

Ao Sr. Batista nossos agradecimentos pelo carinho com que recebeu o Jornal do Pintor, e queremos parabenizá-lo pelo capricho e esmero que dedica aos carros antigos, pois desta forma está ajudando a conservar a história do automóvel através dos tempos.

Matéria publicada ” Jornal do Pintor” nº 46 – Novembro 1981

Outras Postagens

FORD MAVERICK – A VERDADE

FORD MAVERICK – A VERDADE

Separando a opinião das informações incorretas passadas no vídeo publicado no dia 28 de Agosto de 2020 no Youtube, trazemos agora as informações corretas com base em jornais, revistas e documentos...

ler mais
Precisando de ajuda? Estamos aqui!