Nossa história
A oficina existe desde 1975. Tinha o nome Agromotor Oficinas e funcionava na Mooca ( Rua Ana Nery). Depois mudou-se para a Barra Funda ( Rua Rubens Meirelles) e finalmente transferiu-se para o endereço atual na Rua dos Americanos nº 807, já como Automotor.
Foi alvo de artigos em diversas publicações pelos seus serviços prestados. OBS: “Agromotor Oficinas” foi uma das duas sucessoras de Agromotor Concessionárias Willys fundada em 1947, a outra foi dirigida ao ramo de venda de peças.
Começou em 1975 como oficina especializada na linha Willys, mudando sua especialização para linha Ford de 1946 até hoje. Em 1979 começou a comercializar também peças para autos como Landau, Maverick e Mustang.
Trabalhou também com restauração de autos antigos.
Participou de competições de automóveis desde 1980. Sendo a equipe que participou do maior número de provas em autos Ford no Brasil, vencendo em diversas provas e campeonatos.
Um pouco sobre o Batista
Teve a sua própria coleção de Fords de 1932 a 1953 (todos v8). Teve também uma série de Mustangs de 1965 a 1970 (todos Fast Back).
Foi sócio do Veteran Car Clube de São Paulo, onde fez parte do departamento técnico tendo participado do famoso “Concurso de Elegância da Hipica” de São Paulo como encarregado de fazer os quesitos e participar dos julgamentos dos carros junto com outros juízes indicados por ele.
Idealizou e fundou o clube do Ford V8 em 1985 – organizou encontros e passeios com os Ford antigos, como de Sorocaba, Itú, Jundiaí, Campinas, Chácara do Ford, etc.
É também sócio do Clube do Gálaxie SP.
Participou das reuniões para a fundação do Clube do Mustang de São Paulo.
Conheceu e se tornou amigo do Bird Clemente e foi o responsável por colocá-lo no mundo dos autos de coleção. Bird teve diversos carros de coleção e se tornou até Presidente do Veteran Car Clube do Brasil.
Organizou a primeira “Feira das Pulgas”, onde eram oferecidas peças usadas de autos antigos, outras antiguidades, vendas de autos antigos, etc. Foi a primeira deste tipo feita no País. Era muito útil para os colecionadores que na época não contavam com as facilidades da Internet e a localização das peças raras era muito difícil.
Participou ainda de competições automobilísticas, como preparador. Ganhou campeonatos em diversas categorias como: Turismo 5000 (2 vezes), Fórmula Classic (1° e 2° lugar), SPEED 1600 (1 campeonato), Força Livre (3 campeonatos), Arrancada (4 campeonatos em SP e 3 em Curitiba), HOT CAR (1º e 2º lugar), Subida de Montanha (venceu 6 vezes e tem recorde de tempo nesta prova). Teve dezenas de participações avulsas com várias vitórias como TRACKDAY. Várias participações nas MIL MILHAS e na STOCK CAR. Participou dos primeiros Rallys organizados pelo Centauro Motor Clube e outros nos anos 50 e 60.
Restauração
A oficina restaurou centenas de autos antigos nos padrões originais de acordo com pesquisas feitas para cada caso.
Leia nossas histórias
Carros, rodas, calotas… É o Mercado das Pulgas.
Reportagem publicada em 19 de Novembro de 1986, no Jornal da Tarde.
MOTOR 302 E SUAS VITÓRIAS
Pesquisa feita pela Automotor em um período pequeno de tempo, utilizando fontes acessíveis pela internet e livros disponíveis para venda em lojas virtuais, sem contato com terceiros para apuração de mais vitórias nacionais. DIRETRIZES: - Desconsiderando qualquer...
FORD MAVERICK – A VERDADE
Separando a opinião das informações incorretas passadas no vídeo publicado no dia 28 de Agosto de 2020 no Youtube, trazemos agora as informações corretas com base em jornais, revistas e documentos de época. É importante deixar claro que não há como falar sobre a...
A PARTICIPAÇÃO DO BAPTISTA NA 1° SUBIDA DE MONTANHA DO BRASIL – 1978
Ford 48 Cupê do Baptista participando da Subida de Montanha de 1978, na época era um carro de uso diário e tinha motor original. Venceu entre os carros de 33 a 48 e chegou em 5° na classificação geral.