Oficina vira reduto de Ford Landau

por | dez 6, 2020

Luís Francisco Baptista trabalhou como mecânico durante 11 anos numa concessionária Ford, aprendeu muito sobre os carros da marca, montou sua própria oficina e hoje tem fama de ser um dos melhores profissionais especializados no concerto e reparo de carros Ford com motor V8 (oito cilindros em V), principalmente de Landau. Há 25, ele é dono da Automotor, oficina que fica na Barra Funda (zona oeste de São Paulo). Todos os meses passam por ali cerca de 90 veículos Landau, o que faz da empresa um reduto dos donos do modelo – famoso nos anos 70.

Baptista é um apaixonado pelos carros da Ford, daí ter virado um especialista na área. ele chegou a ser dono de 33 Ford, fabricados entre 1932 e 1953. ”As outras oficinas da cidade não gostam de lidar com carros fora de linha, pois é um trabalho muito minucioso e demorado”, diz o mecânico. ”Além disso, exige um conhecimento técnico de mecânica da época que nem todos os profissionais têm”, afirma ele

Quando virou dono de oficina, em 1977, Baptista acabou ganhando vários clientes que preferiram entregar suas ”máquinas” nas mãos de um velho conhecido – a maioria era de Landau. Hoje, apenas 25% dos carros reparados na Automotor foram feitos nos anos 90.

A paixão pela Ford transformou a oficina em referência para aqueles que precisam de peças para seus carros antigos. Baptista importa autopeças dos EUA ou compra no Brasil, de pequenas fábricas que ainda sobrevivem do abastecimento de carros fora de linha. Segundo ele, isso mostra que a frota ainda é grande, caso contrário a produção de peças já havia cessado.

Pelo movimento das oficinas, o mecânico estima que dois terços da produção brasileira de Landau ainda esteja circulando no País.

O preço para quem está interessado em adquirir um , varia de R$ 3 mil a R$ 30 mil. ”Tudo depende do estado de conservação e do número de quilômetros rodados”, explica. ”A linha Landau mostrou aos brasileiros alguns confortos que eles não conheciam”, conta Baptista.

Ao lado do Landau, figuram entre as predileções do mecânico o esportivo Mustang, que começou a ser importado na década de 60 e até é fabricado nos EUA, e o Maverick, produzido no Brasil de junho de 73 até Abril de 79. Ambos são da Ford.

Atualmente, Baptista possui sete automóveis entre Landau, Mustang e Maverick.

De acordo com Baptista, o Mustang antecedeu a era Mercedes-Bens, já que na década de 70, segundo ele, a marca alemã era a preferida daqueles  que queriam mostrar status social por meio do carro.

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